sexta-feira, 8 de julho de 2011

Angelo Derenze: o comandante do exército Casa Cor

O Grupo Casa Cor comemora 25 anos. Uma história de profissionalização e democratização da decoração no Brasil. O evento mudou a forma de pensar e de viver do brasileiro, levando até as pessoas informação e maior percepção sobre o estilo de vida do mundo contemporâneo. É um case de sucesso, reconhecido internacionalmente como a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, e a segundo maior do mundo, atrás apenas do Salão Internacional do Móvel, que acontece anualmente em Milão.


Hoje, quem comanda o Grupo Casa Cor é o publicitário Angelo Derenze, paulista, casado, pai de dois filhos e um apaixonado pelo trabalho que realiza. Angelo atua há 20 anos como executivo do Grupo Abril com uma trajetória de sucesso pela editora - lançou a revista Elle e o portal Casa.com.

Desde que o Grupo Casa Cor foi incorporado ao Grupo Abril, Angelo é o homem que comanda todo esse exército de pessoas que a cada mostra, pelo Brasil inteiro e exterior, procuram estar à frente e apresentar as últimas tendências do setor.

Convidado pela revista HALL ABIMAD para ser o destaque empresarial da edição 27, Angelo Derenze concedeu entrevista à jornalista Caroline Scharlau de forma inusitada: via telefone, com hora marcada, mas com muita simpatia e prestatividade. Acompanhe.

Fale um pouco do evento deste ano em São Paulo. Como está? Quais os diferenciais em relação aos demais anos?
Está maravilhoso, estamos comemorando 25 anos, é a maturidade do evento. Eu acho que o que tem de diferencial é o tema da tecnologia que os arquitetos interpretaram de uma maneira muito boa, mostrando o que há de recursos para a casa hoje no mundo tecnológico.

Qual a importância do evento Casa Cor para o setor de decoração ao longo desses 25 anos?
A Casa Cor mobilizou o segmento com um todo e principalmente colaborou com o reconhecimento da profissão de arquiteto, decorador e paisagista, que eram profissões não tão reconhecidas. Hoje não existe dúvida em se contratar um profissional da decoração e da arquitetura em todo o Brasil.

Para você que veio do setor editorial, como a Casa Cor contribuiu para o desenvolvimento da imprensa especializada?
A imprensa foi evoluindo junto com o evento, junto com o segmento, com o conteúdo e com as tendências que sempre colocávamos com objetivos profissionais e assim a imprensa foi crescendo também. Acho que a Casa Cor e a imprensa especializada tiveram um crescimento muito semelhante, lado a lado.

Como você se sente sendo o porta-voz da Casa Cor neste momento especial de comemoração?
É um privilégio poder estar à frente dos 25 anos, que é uma data tão importante para a Casa Cor. Poder ser a pessoa que fala por esse principal evento de decoração das Américas hoje é um orgulho pra mim.

A Casa Cor tem grande visitação de estudantes, qual o legado que a Casa Cor deixa pra essa turma?
O legado é mostrar que é possível para todos. Tanto para os famosos que estão no ápice da sua profissão e começaram com Casa Cor, quanto para os jovens que estão chegando, mostrando que, com talento, existe mercado para todos e oportunidades, principalmente no Brasil. E a Casa Cor dá oportunidade para esses talentos novos que estão aparecendo.

Quais os planos para 2012? E para os próximos 25 anos?
2012 é a continuidade. Não temos o tema ainda do ano que vem, revelaremos mais a frente. Mas sempre procuraremos estar apresentando com o que existe de mais atual. Estamos expandindo Casa Cor para outras cidades e países. Posso citar a cidade de Natal que está em fase final de negociação e país, Colômbia. Para os próximos 25 anos, penso que as pessoas vão continuar morando e morando conforme a adaptação do seu tempo e a Casa Cor pretende estar sempre um passo a frente. Esse é o nosso objetivo.

Como você vê o desenvolvimento do design de interiores no Brasil em comparação ao que se vê lá fora, como as grandes feiras, por exemplo?
Eu acho que estamos evoluindo, mas ainda precisamos evoluir muito mais. Ainda não está muito claro o design brasileiro na minha avaliação. A gente tem alguns focos em relação a isso, mas eu acho que ainda falta um pouco a consolidação de um design extremamente brasileiro. Estamos caminhando, mas ainda falta muito, falta uma identidade e uma coisa da marca Brasil que ainda não encontramos.

Especificamente sobre a indústria de móveis e decoração, como você enxerga a produção nacional?
Eu acho que a indústria está evoluindo rapidamente, a indústria que mais se sobressai pra nós é a industria de planejados, temos 5 ou 6 marcas que em nada ficam devendo para um produto alemão ou italiano e com design de ponta.

PERFIL


Nome completo: Angelo Tadeu Derenze

Idade: 47 anos

Família: Casado, pai de dois filhos. Um menino de 19 anos e uma menina de 18.

Formação: Publicitário e Publisher

Um sonho: Fazer algo maior pela profissão do decorador e do arquiteto no Brasil, no campo político.

Momento de maior satisfação em sua vida: O nascimento dos meus filhos

Hobbies: Tênis e Futebol

Melhor viagem: Toscana

Defina luxo: Tempo

Citação favorita: Seja Feliz.


*Esta entrevista será publicada na revista HALL ABIMAD Ed 27.

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