terça-feira, 12 de julho de 2011

Deixe brilhar.

A laca colorida chega com força total às lojas de decoração. As peças coloridas e reluzentes incorporam vida e alegram os espaços, antes, monocromáticos.

Cor, em decoração, sempre é usada com cautela: em excesso pode prejudicar o ambiente e a falta dela pode passar a impressão de frieza e vazio. Saber equilibrar as cores é o segredo do sucesso de um projeto. A tendência atual aponta para o uso de cores vibrantes em móveis e objetos decorativos. Os móveis em laca colorida brilhante, são os queridinhos do momento.

A arquiteta Bya Barros destaca que a tendência do momento é o uso das cores “vermelho, rubi, amarelo, turquesa, preto e branco. Sempre com tinta brilhante, gênero automotivo, laca mesmo!” Bya explica que “os móveis em laca colorida dão vida e provocam os olhares dentro do espaço. A laca é excelente acabamento e contrasta super bem com o estilo clássico. Minha dica é utilizar móveis antigos que, quando laqueados, passar a ser únicos, como peças especiais e verdadeiras jóias no ambiente.”

O acabamento em laca é bastante versátil. Pode ser brilhante, ou fosca, e existe uma infinidade de cores disponíveis no mercado. De acordo com Paulo Sartori, diretor da Essenza Design, fábrica especializada em móveis laqueados: “a cor é a tendência, não uma ou outra, especificamente. Percebo que os arquitetos e decoradores estão soltando a criatividade e brincando de forma mais livre com as cores. Sempre em peças pontuais, nunca no ambiente inteiro.” O empresário ainda explica que “o principal benefício da laca é essa versatilidade proporcionada pela ampla gama de cores disponível no mercado. É algo que só a laca pode proporcionar. Dá pra perceber que o mercado é cíclico, como a moda, e estava na hora de dar essa abertura às cores. Os tons amadeirados são maravilhosos também, mas têm suas limitações.”

Tirar das cores todos os benefícios que elas podem proporcionar não é uma tarefa fácil. Para colorir, tem que saber dosar. As cores podem transmitir boas sensações em um ambiente. A designer de interiores Giselle Nazário, gerente administrativa da Elite Móveis explica que “com as facilidades de hoje as pessoas ficam mais em casa, muitas vezes até trabalham em casa e, ao meu ver, esse é um dos motivos para que tenham vontade de alegrar seus ambientes. As cores têm influência direta no nosso humor e alguns móveis bem escolhidos podem fazer toda a diferença, tanto na estética quanto na harmonia do espaço.”

A respeito do acabamento laqueado, paira sempre uma dúvida no ar: como conservar bem um móvel deste tipo? A preocupação maior é com os móveis que levam laca brilho. Porém, os especialistas tranqüilizam: “esse é o ponto chave quando falamos em laca, principalmente a brilhante. É necessária uma manutenção mais cuidadosa, mas com um bom tratamento não há maiores problemas. Para manutenção orientamos o uso de um pano seco e macio para retirar o pó. Ou, se preferir, um pano umedecido e, em seguida, um pano seco. Para a remoção de riscos superficiais indicamos a massa de polir automotiva nº 03, aplicada com algodão para polimento. Se houver a necessidade de “abrir o brilho” indicamos produtos automotivos, disponíveis no mercado, como o auto-brilho Perfect-it da 3M,” orienta Paulo, da Essenza Design.

Dúvida esclarecida, agora é hora de compor o ambiente. Use e abuse da criatividade. Escolha sua cor na paleta e mãos a obra. E para não errar, siga a dica dos profissionais. Para Giselle, da Elite Móveis: “a melhor maneira é compor o ambiente com cores neutras e utilizar uma ou duas peças coloridas para contrastar e dar vida.” Para Paulo, da Essenza Design: “a cor usada sem excessos traz leveza e alegra o ambiente. Acho que a dica é: não exagere.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário